Serviços

SERVIÇOS

Serviços

Estaca Raiz

É uma estaca de pequeno diâmetro (entre 100 e 500mm) concretada in loco, cuja perfuração é realizada por rotação ou rotopercussão, em direção vertical ou inclinada. Essa perfuração processa com um tubo de revestimento e o material escavado é eliminado continuamente, por uma corrente fluida (água, lama bentonítica ou ar) que introduzida através do tubo, reflui pelo espaço entre o tubo e o terreno.

 

Completada a perfuração, coloca-se a armadura ao longo da estaca, concretando-se à medida em que o tubo de perfuração é retirado. A argamassa é consituída de areia peneirada e cimento, acrescida de aditivos fluidificantes adequados para cada caso.

 

A concretagem é feita através de um tubo introduzido até o fundo da estaca, por onde é injetada argamassa, dosada com 500 a 600kg de cimento por metro cúbico de areia peneirada, com relação água / cimento de 0,4 a 0,6.

 

Durante o processo de preenchimento, o furo permanece revestido. Quando o tubo de perfuração está preenchido é montado um tampão em sua extremidade superior e se extrai a coluna de perfuração, aplicando-se ao mesmo tempo ar comprimido.

 

Assim, a composição e a consistência do aglomerado que é utilizado na fabricação da argamassa, a armação longitudinal, o processo de perfuração e o emprego de ar comprimido na concretagem, em conjunto, concorrem para conferir à estaca uma adequada resistência estrutural e ótima aderência ao terreno, o que garante uma elevada capacidade de carga;

Aplicações

- Em áreas de dimensões reduzidas;

- Em locais de difícil acesso;

- Em solos com presença de matacões, rocha ou concreto (sem armadura);

- Em solos onde existem “carvernas”ou “vazios”;

- Em reforços de fundações;

- Para contenção lateral de escavações;

- Em locais onde haja a necessidade de ausência de ruídos ou de vibrações;

- Quando são expressivos os esforços horizontais transmitidos pela estrutura às estacas de fundação (muros de arrimo, pontes, carga de vento, etc.);

- Quando existe esforço de tração a solicitar o topo das estacas (ancoragem de lajes de subpressão, pontes rolantes, torres de linha de transmissão, torres de telefonia móvel, etc.).